Risco de Crédito

Risco de Crédito

Gerenciamento completo do risco de crédito incluindo cálculo do CAR, da perda esperada (“provisão”), da contribuição marginal ao risco de crédito, etc.
Tanto a perda esperada de crédito, quanto a perda não esperada são recalculadas automaticamente (real-time) sempre que se inclui/altera dados de um contrato.
QRisk usa matrizes de migrações, taxas de recuperação e exposições derivadas dos contratos para se obter CAR e demais métricas de risco de crédito.
Assim como VAR, CAR (credit-at-risk) é calculado tanto na forma paramétrica (em real-time) quando na forma de simulação (monte-carlo).
O sistema pode usar o rating atribuído pelas agências internacionais (Fitch, Moody's e S&P) ou pode determinar, ele mesmo, ratings a partir de escores (tipo Atman Z-Score).
Os riscos de crédito calculados não dependem apenas da probabilidade de inadimplência, mas também da probabilidade de melhora/piora do rating.
A integração entre risco de crédito, mercado e liquidez permite tratar a exposição ao crédito de alguns contratos (como derivativos) de forma probabilística.
Índices de mercado setoriais (com suas correlações) são usados para se considerar os efeitos de diversificação no cálculo dos riscos de crédito.
As taxas de recuperação (e suas dispersões) são calculadas automaticamente com base nas garantias dadas, nas características do contrato, no país/indústria do emissor, etc.
A decomposição do CAR permite que se calcule a contribuição ao CAR de cada contrato da carteira, revelando assim o grau de diversificação obtido.

Risco de Crédito

Gerenciamento completo do risco de crédito incluindo cálculo do CAR, da perda esperada (“provisão”), da contribuição marginal ao risco de crédito, etc.

Risco de Liquidez

Controla tanto a liquidez de mercado (calculando o LVAR, value-at-risk ajustado à liquidez) quanto a liquidez de fundos (calculando o FAR, cash-flow-at-risk).

Risco de Mercado

Gerenciamento completo do risco de mercado incluindo cálculo do VAR (value-at-risk), teste de stress (cenários), backtest, decomposição do VAR, etc.

Risco Operacional

Gerenciamento completo do risco operacional registrando os eventos ocorridos e estimando os danos esperados e não esperados através de modelos estatísticos.

Top